sábado, 18 de dezembro de 2010

Higiene Íntima


Dos 2 aos 9 anos, as meninas apresentam uma pele genital fina, razão pela qual se mostra ligeiramente avermelhada, podendo parecer-se a uma queimadura ou irritação. Uma menina de 9 anos não deverá ter secreções vaginais de nenhum tipo. A presença de qualquer fluxo, amarelo ou esverdeado, com odor desagradável, indica a presença de uma infecção. Para que isto não se verifique, deve-se tentar que o momento do banho seja agradável e que seja utilizado para lhe mostrar como lavar-se sozinha. Uma vez na puberdade, a vagina das meninas torna-se mais ácida, condição esta que reduz o risco de infecções.

No duche deve lavar-se, separando os lábios maiores, sem esponja, com água e com sabonete líquido e de pH ácido. É recomendável lavar a zona anal de forma separada.

Ao secar-se, sempre com uma toalha limpa, deverá fazê-lo de forma cuidada, sem friccionar fortemente, mas tentando que não permaneçam vestígios de humidade ou de resíduos entre as pregas.

Para urinar ou defecar, recomenda-se sentar com as pernas separadas, para evitar que o líquido chegue aos órgãos genitais; e para limpar-se, deve utilizar papel higiénico sem fragrância no sentido da frente para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário