domingo, 1 de abril de 2012

TECENDO A REDE: TROCA DE SABERES ENTRE MULHERES DO MARÉ DOS SABERES E MULHERES DO CUIDANDO DE MIM


No dia 28 de novembro de 2011 as mulheres de Passé dedicaram o dia para receber as mulheres da marinha do projeto Cuidando de Mim. Arrumaram a casa, decoraram, serviram sua comida típica para acolher todas nós. Mostram os segredos do mangue, as historias que habitam lá. Neste dia ao contrario do diz(...)vi um Mangue generoso, um lugar de compartilhamento e solidariedade. Uma escola! Um lugar terapêutico aonde se pode superar medos, limites e aprender que é possível subir até superfície após afundar na lama e caminhar sobre ela. Olhar o horizonte por uma nova óptica.

Esse mesmo mangue que castiga o corpo também acolhe as dores, e as transformam em superação tornando-as mais fortes. Alimenta e alimentou gerações de famílias ao seu entorno. Nos alimentou hoje. Guarda no entremear das raízes da sua vegetação uma porção de historias tecidas como redes. O mangue ecoa historias de mulheres guerreiras, mulheres tudo, mulheres mundo.

Neste encontro foi tecida a muitas mãos uma rede de confiança, amizade e cumplicidade. Essas mulheres de lugares tão distintos se enxergavam iguais. Trocavam experiências, riam da felicidade que sentiam, confidenciavam generosamente suas historias de vida. Compreendiam definitivamente naquele momento que precisavam cuidar mais de si. Que precisavam se arrumar mais, se maquiar mais, tudo para elas mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário